8ºANO
1º BIMESTRE
– VOLEIBOL
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM
CONTEMPLADAS
Experimentar esportes de rede/parede
Praticar uma ou mais modalidades
esportivas usando habilidades técnico-táticas básicas, de forma proficiente, e
combinações táticas e sistemas de jogo de forma elementar
Compreender a origem e o processo
histórico do Voleibol
Fruir a experimentação e apreciar
diversos tipos de esportes, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo
Formular e utilizar estratégias para
identificar, analisar e buscar soluções nos desafios técnicos e táticos
Diferenciar e reconhecer as
modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna e recriar suas
possibilidades de prática
Desempenhar e reconhecer diferentes
papeis do mundo esportivo institucionalizado
Fruir os exercícios físicos, em
diferentes programas, valorizando as experiências sensíveis
Adaptar diversos tipos de
exercícios físicos às condições disponíveis no cotidiano
VOLEIBOL
Voleibol é um esporte praticado em uma quadra dividida em duas partes por
uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado.
O
objetivo da modalidade é fazer a bola passar sobre a rede de modo a
que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se
evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um esporte
olímpico, regulado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
PROCESSO HISTÓRICO
O voleibol foi
criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O
objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação
Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem
contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões.
Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette,
mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.
Nenhum comentário:
Postar um comentário