Aula 4 - Principais Regras Handebol

 

PRINCIPAIS REGRAS

 

 

A bola

A bola terá que ser de couro ou de material sintético.

Manejo de bola

É permitido: lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos (menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo se ela está no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a bola com os pés não é permitido e nem chutar. Quando não se está a driblar (andar e quicar a bola), pode-se dar 2 passos, ou seja, 3 apoios com a bola na mão. Após isso, se tem de realizar uma ação pessoal, seja passar a bola para o colega, arremessar em direção ao gol ou driblar (andar ou correr quicando a bola). Quando não se está a driblar (andar ou correr quicando a bola), não se tem limite: se quiser, pode ir de uma ponta a outra da quadra, desde que não pise as áreas de 6 metros do geleiro.

Comportamento com o adversário

Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido tirar a bola da mão do adversário, desde que esteja quicando-a, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.

Área do gol

Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O adversário que entra nesta área é punido com a passagem da posse de bola para o outro time. Se alguém invadir a área do goleiro antes de ter lançado a bola, estará sujeito a uma punição, e se o gol for feito, será anulado.

Lançamento da lateral

O lançamento da lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um pé sobre a linha lateral da quadra e outro fora.

Tiro de meta

O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em último lugar, por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol.

Tiro de Canto

O tiro de canto (escanteio) é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral.

Tiro livre

É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; lance de saída irregular; manejo irregular da bola; comportamento incorreto com o adversário; execução ou conduta irregular no lance livre e no lance de sete metros; e conduta antidesportiva.

Tiro de 7 metros

Esse lance é ordenado quando um jogador sofre uma falta numa situação clara de gol. Ou seja, quando um jogador está livre para fazer um gol e é impedido através de uma "falta" pelo goleiro ou qualquer outro adversário. É cobrado da linha de 7 metros.

Bola ao ar

A bola ao ar é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas do goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer razão, sem infração às regras.

Os árbitros

O jogo é dirigido por dois árbitros assistidos por um secretário e um cronometrista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário