Roteiro de Estudos em Ciências.
Período: 22 à 26 de Março.
A forma da terra.
Nessa fotografia, obtida por satélite, podemos ver que a terra tem formato arredondado. Mas será que nossos antepassados já imaginavam que a terra teria esse formato, mesmo sem nunca terem visto uma fotografia ou ido ao espaço? Como eles poderiam ter chegado a essa conclusão?
Imagens como essa, que mostram a terra como uma esfera quase perfeita, tornaram-se cada vez mais "aperfeiçoados "a partir da metade do século XX.
Neste capítulo você poderá conhecer as principais evidências que permitiram a humanidade construir, ao longo da história, a ideia de que nosso planeta tem formato arredondado, mesmo sem que ninguém antes se tivesse visto ou espaço.
Observando a terra
Você já teve oportunidade de olhar para a linha do Horizonte em um local sem casas, prédios, morros ou mesmo sem outros elementos na natureza ? Em vários pontos do litoral ou em locais mais afastados do interior onde a menor interferência urbana, como construções altas e iluminação pública, isso ainda é possível.
Mas, mesmo diante de uma paisagem no horizonte, livre de interferências, é possível observar a curvatura da terra?
Para um observador situado em qualquer lugar do planeta, a impressão será sempre a mesma: a terra parece plana, e não esférica.
Isso ocorre porque não conseguimos observar, de uma única vez, uma superfície suficientemente grande e arredondada e perceber a sua curvatura. Essa é a razão de nossos antepassados imaginarem que a Terra era “um grande plano”.
Há lendas que relatam o medo das pessoas de Navegar nos mares a longas distâncias dos locais onde viviam, temendo chegar a uma extremidade da terra que as fariam cair em um grande abismo
Evidências Indiretas do formato da terra
Embora só recentemente tenha sido possível observar a terra do espaço e perceber que seu formato é quase esférico, ao longo da história o ser humano fez diversas observações que o ajudaram a construir uma imagem do nosso planeta
As primeiras idéias sobre o formato da terra surgiram na Grécia antiga, onde o modelo de Terra plana foi inicialmente aceito. ideias como essa, porém, começaram a ser discutidas e questionados por muitos pensadores que, após colecionar em evidências indiretas sobre o formato da terra, passaram a colocar em xeque a ideia inicial predominante.Vejamos algumas delas:
O Sol e a Lua, astros do nosso sistema solar, são visíveis a olho nu e tem formato esférico por comparação, o nosso planeta também poderia ter a mesma forma.
Durante os eclipses lunares observa-se que a sombra da terra projetada na lua tem formato circular. Os eclipses são fenômenos conhecidos desde a antiguidade e ocorrem quando o sol, a terra e a Lua ficam alinhados. O eclipse lunar será estudado mais detalhadamente no oitavo ano.
Desde que o ser humano começou a utilizar grandes embarcações com Mastruz para desbravar os mares e os oceanos passou a ser muito comum uma prática durante a chegada e a partida dos navios: no porto, muitas pessoas de pé no cais ficavam observando o vai-e-vem das embarcações na Linha do Horizonte nesse momento, era possível perceber que:
Durante a aproximação, apareceu primeiro os mastros ao longe só depois era possível ver o casco da embarcação por inteiro
Quando as embarcações se afastaram dos cais, as pessoas observavam o contrário: o casco era a primeira parte da prestação que sumia na Linha do Horizonte; em seguida, o corpo do navio e por último, o mastro, era como se o navio estivesse afundando.
Com base nesses fatos constatou-se que se a terra fosse plana tanto o mastro como o casco das embarcações diminuíram de tamanho ao mesmo tempo na Linha do Horizonte, até desaparecerem totalmente.
Era comum nas civilizações da antiguidade, como a grega observar e registrar as estrelas e as constelações vistas no céu noturno muitos observadores, porém, algo se deslocarem para áreas um pouco mais afastadas, lutavam que as constelações mudam de posição do céu, e se algumas estrelas que eram vistas no local onde moravam não eram vistas outro.
Se a terra fosse plana, como se supunha seria possível ver as mesmas constelações e na mesma posição independentemente do local onde estivesse o observador, desde que a observação fosse feita sempre no mesmo horário.
A observação sistemática e contínua do céu ao longo de milênios contribuiu muito para que várias civilizações se deslocassem pelos mares, e pelos oceanos. Ao observar as posições do Sol (durante o dia) e das estrelas (durante a noite), era possível estabelecer pontos de referência que permitiam uma orientação necessária e mais precisa durante os grandes deslocamentos.
Continua na próxima aula.
Após ler e responder à questão, envie sua resposta para o professor pelo telegram ou WhatsApp.
Questões:
Quais foram as principais evidências observadas ao longo da História que ajudaram o ser humano a construir a ideia de que Terra possui formato esférico?
Por que somente a partir do século XX foi possível concluir que a Terra tem formato quase esférico?
Referências: Companhia das ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais/Usberco… [et al.] -- 5. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2018.
Habilidades: (EF06CI14)
Qualquer dúvida entre em contato com o Prof Luis: (17) 9 9709-8372
Nenhum comentário:
Postar um comentário