CIE05 - 6º.

 Roteiro de Estudos em Ciências.

Período: 05 à 09 de Abril.

O gnômon.

O gnômon consiste basicamente em uma haste vertical espetada em uma superfície horizontal e lisa. Ele deve estar posicionado em um local onde receba a luz do Sol durante a maior parte do dia; se possível, desde o amanhecer até o entardecer.

Ao observar e demarcar as sombras projetadas pelo gnômon durante o movimento diário aparente do Sol, é possível estabelecer uma relação entre o tamanho e a direção das sombras e as horas do dia. Veja as ilustrações a seguir.




É possível que você já tenha estudado como se localizar em ambientes terrestres ou em uma região e verificou a necessidade de ter como referência “pontos cardeais” indicados como norte, sul, leste e oeste.


Ao observar a Trajetória do Sol em diferentes épocas do ano, verifica-se e ele nasce sempre no leste e se põe sempre no Oeste, porém em diferentes posições na Linha do Horizonte. nessa observação, é possível notar que o ponto no Horizonte onde o sol nasce e se põe desloca-se para o Norte e para o sul, a medida que os dias e meses passam.

  Ao fazer essa observação ao longo de um ano, verifica-se que o sol nasce exatamente no ponto cardeal Leste e se põe exatamente no ponto cardeal Oeste em apenas dois dias.

 nesses dias, o período de claridade (dia) e o período de escuridão (noite) terão a mesma duração. Esse fenômeno é chamado Equinócio.

Se O Observador estiver no hemisfério sul  (imagem a), as trajetórias observadas serão tanto mais inclinadas para o norte, quanto mais distante O Observador estiver localizado do Equador para o sul. no hemisfério norte (imagem B) as trajetórias observadas serão tanto mais ensinadas para o sul, quanto mais distante O Observador estiver localizado do Equador para o Norte.



Quando o Sol atinge seu máximo afastamento do ponto cardeal Leste para o norte ou para o sul, chamamos esse fenômeno de solstício.

A observação desse movimento diário aparente do Sol durante o ano na direção Norte-sul possibilitou a marcação das estações do ano pelas antigas civilizações. Observe a ilustração a seguir.



Para nós, habitantes do Hemisfério Sul, seria possível indicar, resumidamente, as estações do ano a partir do movimento aparente do Sol, começando, por exemplo, pelo equinócio de outono, que ocorrem aproximadamente no dia 22 de Março. durante essa estação, o sol se desloca lentamente, dia após dia, no horizonte Leste em sentido norte atingindo o seu máximo afastamento do solstício de inverno no dia 21 de Junho.

Após atingir o máximo afastamento ao norte, o sol iniciará seu deslocamento, dia após dia, na direção sul até atingir novamente o ponto cardeal Leste aproximadamente no dia 22 de setembro, quando teremos o equinócio de primavera. Nessa estação o  sol continuará seu deslocamento no sentido sul, atingindo seu máximo afastamento aproximadamente no dia 21 de dezembro, quando teremos o solstício de verão. A partir do solstício de verão, o sol recomeçará novamente seu movimento no sentido norte.  O intervalo de tempo entre dois  solstícios e dois equinócios iguais  e consecutivos é chamado de ano solar e tem duração  aproximada de 365 dias.


O Ano solar médio tem a duração de aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos  (365, 2422 Dias). ele também é conhecido como ano trópico. a cada 4 anos, as horas extras acumuladas são Reunidas no dia 29 de Fevereiro, formando o ano bissexto, ou seja, o ano com 366 dias.


Como vimos, o  gnômon pode ser utilizado para "marcar" as horas do dia e também para delimitar alguns períodos do ano indicativos das estações conforme o tamanho e a direção das sombras projetadas. 

Se observarmos o comprimento da sombra de um gnômon sempre ao meio-dia (sombra mínima), veremos que ao longo do ano, no mesmo local, seu comprimento vai variar atingindo o menor tamanho no solstício de verão e o maior  tamanho no solstício de inverno Veja a ilustração abaixo



Após ler e responder à questão 1 Envie sua resposta para o professor pelo telegram ou WhatsApp. 

Questões:

  1.  Qual é a grande utilidade do gnômon para as  antigas civilizações, pode ser observada também nos dias de hoje ?

Referências: Companhia das ciências, 6º ano: ensino fundamental, anos finais/Usberco… [et al.] -- 5. ed. -- São Paulo: Saraiva, 2018.

Habilidades: (EF06CI14)

Qualquer dúvida entre em contato com o Prof Luis: (17) 9 9709-8372



Nenhum comentário:

Postar um comentário