6ºANO
1º BIMESTRE
CONTEÚDO: MODALIDADE ESPORTIVA ESPORTE DE INVASÃO - HANDEBOL
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM
CONTEMPLADAS
Praticar exercícios físicos que solicitem diferentes
capacidades físicas.
Perceber e interpretar as sensações corporais provocadas
pela prática de exercícios físicos.
Conhecer a origem do handebol e as possibilidades de
recriá-las.
Identificar os elementos constitutivo do esporte
Handebol.
Experimentar e reconhecer esportes de invasão.
Praticar uma ou mais modalidades esportivas, usando
habilidades técnico-táticas básicas.
Compreender a origem de uma ou mais modalidades
esportivas praticadas.
Diferenciar o esporte de outras manifestações da cultura
corporal de movimento.
Identificar os elementos constitutivos e as principais
regras das modalidades praticadas.
Repudiar situações de injustiça e preconceito, que se
apresentarem no contexto das práticas corporais vivenciadas.
PROCESSO HISTÓRICO
Handebol do inglês (handball) é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl
Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos
praticados desde fins do século
XIX, na Europa e no Uruguai.
O jogo inicialmente era praticado em um campo
similar ao do futebol com dimensões entre
Atribui-se a invenção do handebol ao professor Karl Schelenz,
da Escola Normal de Educação Física de Berlim. No início, o handebol era
praticado apenas por meninas.
Os campos tinham 40m x
Nenhum comentário:
Postar um comentário