O pensamento religioso
O ser humano sempre quis compreender e controlar o mundo ao seu redor, muitas vezes seu medo face ao desconhecido fez com que inventasse crenças a fim de sentir que possuía certo controle sobre o mundo a sua volta. Ao se deparar com a morte, as pessoas conceberam a ideia de uma vida para além da morte. Os rituais funerários também possuem a função de dar algum encaminhamento para a alma do morto e não apenas oferecer consolo para os seus entes queridos. Os egípcios formaram uma civilização africana que se tornou mundialmente conhecida por suas misteriosas e belas pirâmides. Para eles, a vida era uma preparação para a morte. A organização social egípcia era complexa, nela o faraó é a autoridade máxima, mas existiam também os sacerdotes, os militares, os escribas, prisioneiros de guerra, artesãos. Viviam basicamente da agricultura, mas toda a terra trabalhada pertencia ao faraó.
Imagem: Mohamed Abd El Ghany/ Reuters
(https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/deutschewelle/2019/02/04/tumba-de-tutancamon-e-reaberta-apos-uma-decada-de-reparos.htm)
1) Procure na internet a representação dos Deuses Horus, Thot, Anubis e Bastet e escolha um para elaborar um cartaz (pode ser por foto/imagem digital).
2) Pesquise sobre os costumes funerários dos egípcios - como eram feitos os processos de mumificação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Qual era a utilidade das pirâmides?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Material retirado de:
PARANÁ (Estado). Secretaria de estado da Educação. Ensino Religioso: Diversidade cultural e religiosa.Curitiba, 2013, p. 241-244.
Nenhum comentário:
Postar um comentário