ER - 17/09/2020

 


A morte

A morte é uma realidade humana e para lidar com ela de maneira equilibrada é necessário haver maturidade e esperança de que morrer nem sempre é o fim. Assim, não é somente a morte que nos leva ao sentimento de perda, enlutamos diante de pequenas coisas em nossas vidas, como, por exemplo, o desmame, a aposentadoria, a amputação de um membro, o aborto. Há também o luto coletivo, seja por morte de ídolos ou até mesmo pela violência, que vem deixando os cidadãos cada vez mais entristecidos. Podemos dizer que o luto é um sentimento natural de dor pela perda de pessoas que tiveram uma importância central em nossas vidas. Apesar da crise que provoca, o luto não é uma doença e não deve ser confundido com depressão ou melancolia. 

O que podemos ver nas sociedades atuais, centrada no bem estar social, é a tentativa de evitar o contato com a morte nas suas diversas formas, ou ainda a tentativa de amenizar a dor . Para isso, fazem maquiagem nas pessoas que faleceram, muitos túmulos têm forma de pequenas casas, os cemitérios são jardinados, etc. A morte é a única certeza que temos, e ignora todas as condições sociais e religiosas nivelando ao mesmo destino: o fim da vida terrena. Todos morrem, contudo a duração da vida e as modalidades dos rituais fúnebres são diferentes segundo as classes sociais e cultura a que pertencem os mortos.



1) Encontre no caça-palavras nomes de religiões e depois pesquise qual é a crença de vida além morte que elas possuem: Budismo, Hinduísmo, Judaísmo, Muçulmanos, Taoísmo, Umbanda e Xintoísmo.


Budismo:__________________________________________________________
Hinduísmo:_________________________________________________________
Judaísmo:__________________________________________________________
Muçulmanos:_______________________________________________________
Taoísmo:___________________________________________________________
Umbanda:__________________________________________________________
Xintoísmo:__________________________________________________________


Material retirado de:

 

PARANÁ (Estado). Secretaria de estado da Educação. Ensino Religioso: Diversidade cultural e religiosa.Curitiba, 2013, p. 241-244.



ATENÇÃO!!!

ENVIE UMA FOTO POR WHATSAPP OU POR E-MAIL PARA A PROFESSORA THAMIRES COM AS SUAS ATIVIDADES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário