Nessa seção vamos discutir a História da Construção do Território Norte-americano. Como a opção aqui foi uma leitura geográfica dessa ocupação ao longo da História você observará uma narrativa cronológica, e que, portanto, priorizará a compreensão da ocupação do território. Para essa leitura, propomos aqui o vídeo do canal "Globalizando o Conhecimento", um site especializado de Geografia.
Em nossas aulas, por outro lado, combinaremos leituras e discussões do livro de Geografia com outras propostas pelo livro de História. A ideia é construir um olhar abrangente que não se restrinja à construção do território, nem a uma leitura cronológica dos fatos.
Mas, antes de iniciar esse processo, teste o seu conhecimento preenchendo o formulário online sobre as duas primeiras aulas de História sobre esse tema clicando no link abaixo:
ATIVIDADE 1: EUA - DA COLONIZAÇÃO À EXPANSÃO PARA O OESTE
HISTÓRIA DOS EUA
I. DA OCUPAÇÃO PALEOÍNDIA À COLONIZAÇÃO INGLESA
A história dos Estados Unidos da América tem início com a chegada dos primeiros povos que migraram do leste asiático através do Estreito de Bering que, na época, era uma grande ponte terrestre chamada Beríngia, segundo a teoria mais aceita. Esses povos se espalharam por toda a América do Norte dando origem à vários povos e culturas diferentes.
No século XVI, começaram as primeiras tentativas de colonização do atual território estadunidense por espanhóis, franceses e ingleses, e após muitos fracassos começaram a ter mais sucesso a partir do início do século XVII, quando outros países como a Holanda e Suécia também passaram a estabelecer assentamentos no território.
Com o passar do tempo, os espanhóis consolidaram seu domínio sobre a Península da Flórida e iniciaram a colonização do sudoeste norte-americano, os franceses conseguiram obter o controle sobre o interior
do território, enquanto que os ingeleses conseguiram dominar a costa leste, estabelecendo as treze colônias que mais tarde conquistariam a independência dos Estados Unidos.
Nesse vídeo, você vai entender como se desenvolveu o processo de ocupação do território dos Estados Unidos pelos nativos e como se estabeleceram as primeiras colônias do atual território norte-americano.
II. EUA - DA COLONIZAÇÃO Á INDEPENDÊNCIA DOS EUA
Com o estabelecimento das primeiras colônias no atual território estadunidense, os espanhós acabaram assumindo o controle sobre a Península da Flórida e deu início à exploração do sudoeste do território norte-americano, os franceses conseguiram anexar o centro dos atuais Estados Unidos à Colônia da Nova França e os britânicos consolidaram o seu domínio sobre a costa leste do território estaduidense.
Com o avanço da colonização, as colônias inglesas da Nova Inglaterra conseguiram desenvolver uma certa autonomia econômica, que foi afetada pela imposição de impostos pela Coroa Inglesa, o que acabou resultando em protestos nas colônias do norte e unindo todas as Treze Colônias na Guerra Revolucionária Americana.
Nesse vídeo, vamos entender como foi o período colonial das colônias inglesas no território americano, o que levou e como se desenvolveu a Guerra de Independência Americana, que resultou no surgimento dos Estados Unidos da América, e os primeiros anos do novo país da América do Norte.
Agora que você leu essas duas sínteses e assistiu os dois primeiros vídeos, teste o seu conhecimento preenchendo o formulário online clicando no link abaixo:
III. EUA - DA INDEPENDÊNCIA À GUERRA CIVIL
Após a independência dos Estados Unidos da América, o país começou a organizar o seu território e novos Estados e territórios começaram a surgir. Houve também a organização política do país, que levou ao surgimento dos primeiros partidos políticos, entre eles, o Partido Democrata e o Partido Republicano, os principais partidos da atualidade.
Também se tornou forte no país a discução sobre a expansão da escravidão, levando a uma divisão no país: o norte dos Estados Unidos passaram a defender severamente a abolição da escravidão, alegando
questões morais e religiosas, enquanto que o sul queria manter a permanência da escravidão por ser muito dependente da mão-de-obra escrava.
Isso acabou resultando no surgimento de um Estado separatista chamado de Estados Confederados da América e levando à Guerra Civil Americana, o conflito mais mortal da história do país, tendo como um dos principais personagens o presidente Abraham Lincoln, que conseguiu abolir definitivamente a escravidão do país, além de manter o país unido.
Nesse vídeo, você vai entender como surgiu a maioria dos Estados norte-americanos que conhecemos hoje e como foi o desenrolar desse importante conflito que foi a Guerra Civil Americana.
IV. DA GUERRA CIVIL AO PÓS-GUERRAS MUNDIAIS
A história dos Estados Unidos após a Guerra Civil Americana é marcada pela reconstrução do país e por um período de crescimento econômico que ficou conhecido como a Era Dourada que, já no final do século XIX, tornou os Estados Unidos a maior potência econômica do mundo. No entanto, surgiram também problemas relacionados à pobreza, desigualdade e corrupção, que levaram ao surgimento de movimentos trabalhistas e resultaram em greves violentas.
Depois da Guerra Hispano-Americana, os Estados Unidos adquiriam os seus primeiros territórios ultramarinos e entraram para o cenário global como uma potência militar e, durante a Primeira Guerra Mundial, o país teve grande participação na vitória dos Aliados.
Com o fim da Primeira Guerra, os Estados Unidos começaram a lucar com a exportação de alimentos e produtos industrializados para os países europeus, devastados no conflito, levando a um crescimento econômico extraordinário do país. Mas no final dos anos 1920, com os países europeus já reestabelecidos, as exportações norte-americanas caíram drasticamente, contribuindo para a Crise de 1929, também conhecida como a Grande Depressão.
Durante a década de 1930, o país esteve focado em resolver os problemas internos enquanto a democracia pelo mundo se tornava cada vez mais fraca e, após o início da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos foi colocado no conflito após o ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbour no Havaí.
Nesse vídeo, você vai entender como foi o processo de crescimento econômico que transformou os Estados Unidos na maior potência econômica e militar do mundo e como foi a participação dos Estados Unidos durante as duas grandes Guerras Mundiais.
IV. DA GUERRA FRIA AO PROTAGONISMO GLOBAL
A história dos Estados Unidos da América após a Segunda Guerra Mundial é marcada pelo início da Guerra Fria, uma disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética pela influência global dessas duas superpotências, que resultou em um período de grande tensão geopolítica.
Durante esse período, os Estados Unidos estiveram envolvidos em diversos conflitos no contexto da Guerra Fria como a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnã, mas a Guerra Fria também levou a um grande salto tecnológico desencadeado pela Corrida Espacial, uma disputa entre as duas superpotências pela hegemonia na exploração do espaço.
Os Estados Unidos também se envolveram na Guerra do Golfo, outro importante conflito no final do século XX, que foi um marco na era dos conflitos modernos, mobilizando uma grande força de guerra, novos meios bélicos e tecnologia sofisticada de ponta.
Já no início do século XXI, após os ataques do dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos dão início à Guerra ao Terror, uma campanha militar para o combate do terrorismo que levou a mais conflitos como a Guerra do Afeganistão e a Guerra do Iraque. Nesse vídeo, você vai saber como foi o período da Guerra Fria, o final do século XX e o início do século XXI na história norte-americana e entender como os Estados Unidos da América se mantiveram como a maior potência mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário