O CALENDÁRIO DO SERVO - ANÁLISE DE UM DOCUMENTO MEDIEVAL


                            FONTE 2: O CALENDÁRIO DO SERVO

    O CALENDÁRIO DO SERVO

O primeiro serviço do ano, por São João o devem prestar. Devem o feno ceifar, medir e juntar, e no meio dos prados atar. Quando tudo amontoado estiver, ao solar o devem levar. Depois devem limpar o canal: Aí vão todos forçados ombros, levantar o estrume, o duro e o mole.

No mês de agosto: há um serviço a não esquecer: É que devem a corvéia, que cumprida tem que ser. O trigo devem ceifar, amontoar e empilhar no meio dos campos. Devem levá-lo à granja como fazem desde criança. (...) Tudo se exige do servo, e o seu trigo fica à chuva e ao vento, e já sem alento, amaldiçoam esta herança de má sorte.

Depois vem a Nossa Senhora, em setembro. Se o servo oito porcos tiver, os dois mais belos levará. E o outro a seguir é do Senhor, que não ficará com o pior... E ainda é preciso pagar pela sobra deles, um dinheiro.

Depois vem o S. Dinis: Os servos aterrados estão, mas é preciso o censo pagar. Depois devem os campos cercar e a respectiva renda, ao senhor, ainda pagar.

Depois vem a corvéia, quando a terra lavrada estiver. O trigo ao celeiro devem ir buscar, semear e guardar, um acre cada um. (...) Depois devem as oferendas: Toucinho para Santo André, três semanas antes do Natal. E no Natal devem as galinhas, que têm que entregar, boas e finas.

Depois a braçagem. É preciso levar os cavalos, as vacas, os veados, e empenhar a casa.

Depois vem o Domingo de Ramos, Festa por Deus estabelecida, e o direito dos carneiros para pagar! Na Páscoa devem a corvéia: Podem ir à forja, e os cavalos ferrar, pois a lenha tem que ir buscar.

Depois vão ao moinho banal, e o moleiro a farinha mal medirá, e o seu quinhão tirará. E depois vão ao forno banal. Este direito ainda é pior! Quando a mulher do servo aí vai, e mesmo que pague bem a sua fornada, nunca o servo comerá bom pão, pois o pão, cru ficará.

 (Documento francês do século XII)


FORMULÁRIO DE QUESTÕES

Clicando no link (abaixo) você será encaminhado para o formulário online. Confira, responda e reenvie clicando em "enviar":

Nenhum comentário:

Postar um comentário