O Figurativismo e Arte abstrata - 9º A

 O Figurativismo e Arte abstrata

A “Arte Figurativa” ou “Figurativismo”, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo) é um estilo artístico das artes visuais (pintura, escultura, gravura, etc.), pautado na representação das formas existentes no mundo real,seja de seres humanos, objetos, animais ou paisagens. Ao executar o seu autorretrato você fez Arte figurativa. As pinturas que retratam o mundo concreto, real, são assim classificadas e por muito tempo, antes da invenção da fotografia por volta de 1850 era a arte acadêmica figurativa que predominava: ser retratado numa pintura era um símbolo de poder.

Após a invenção da fotografia o estudo da luz, das côres , dos sentimentos e emoções pode ser expresso de muitas formas na linguagem visual ,inclusive de modo abstrato, onde o gesto, o movimento, as cores e a geometria comunicavam e comunicam sentimentos e emoções.

Essas seis pinturas acima foram feitas pelo pintor Albert Eckout, um holandês enviado pelo Rei da Holanda (que havia invadido o Brasil então) por volta do ano de 1650, e registra de modo realista tipos humanos que existiam na época no Brasil,tem grandes dimensões e hoje pode ser admirada no Museu Nacional da Dinamarca.

ARTE ABSTRATA

Vassily Kandinsky acima                               Piet Mondrian abaixo


Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos, pessoas elementos do mundo mental,como a imaginação ou a criação são representados, em  pinturas ou esculturas, através de formas muitas vezes irreconhecíveis, e cores que nem sempre são encontradas na natureza O formato tradicional (paisagens e realismo) são deixados de lado nessa forma de expressão da linguagem visual. Na Arte abstrata geométrica muitas regras e cálculos podem ser considerados pelos artistas na sua execução. Muitas vezes a criação de uma obra abstrata parte de algo concreto mas os traços que possibilitam sua identificação com o mundo real vão sendo diluídos permanecendo, muitas vezes, somente a essência das formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário