Origem / Processo Histórico do Atletismo

 Redigir no caderno!

2º BIMESTRE – ATLETISMO

(corridas rasas: 100 metros, 200 metros, 400 metros; corridas de meio 800 metros e 1.500 metros; corridas de fundo 5.000 metros, 10.000 metros, 42.195 metros)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM CONTEMPLADAS

            Experimentar esportes de marca.

            Praticar uma ou mais modalidades esportivas usando habilidades técnico-táticas básicas, de forma proficiente.

            Compreender a origem e o processo histórico do atletismo.

            Fruir a experimentação e apreciar o atletismo, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

            Formular e utilizar estratégias para identificar, analisar e buscar soluções nos desafios técnicos e táticos.

            Diferenciar e reconhecer as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna e recriar suas possibilidades de prática.

            Analisar a forma como as mídias apresentam e influenciam nesses esportes.

            Compreender criticamente a emergência e as transformações históricas do fenômeno esportivo e alguns de seus problemas, bem como levantar hipóteses para sua modificação.

            Experimentar e recriar o atletismo.

            Identificar locais na comunidade onde são praticadas o atletismo.

 

Origem / Processo histórico

            O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos. 

            Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses.

            O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.

            Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. Considerado o esporte-base, por testar todas as características básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.

            A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42 195 m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário