Origem / Processo Histórico - Ginástica Artistica

  Redigir no caderno a atividade.

 

2º BIMESTRE - GINÁSTICA ARTÍSTICA

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM CONTEMPLADAS

 

            Experimentar e produzir composições ginásticas individuais e em grupos, a partir de diferentes temas, com e sem materiais.

            Praticar exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas.

            Perceber e interpretar as sensações corporais provocadas pela prática de exercícios físicos.

            Produzir e experimentar apresentações ginásticas que possibilitem reflexão acerca de temas relevantes do cotidiano.

            Conhecer a origem das práticas corporais de ginástica artística e as possibilidades de recriá-las.

PROCESSO HISTÓRICO

            A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades da ginástica. A palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, entre outros.

            A ginástica, enquanto prática do exercício físico veio da Pré-história, afirmou-se na Antiguidade, estacionou na Idade Média, fundamentou-se na Idade Moderna e sistematizou-se nos primórdios da Idade Contemporânea.

            A ginástica artística, enquanto atividade, teria surgido segundo estudos, na Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo, onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes. Como a prática constante desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, ela passou a ser introduzida ao treinamento militar. O mesmo uso fora feito na Grécia Antiga - onde a ginástica continuou a desenvolver-se. Contudo, em Roma, o apreço pela modalidade artística enquanto treinamento caiu em desuso, e a ginástica passou a restringir-se apenas a apresentações de circo que inspiravam os soldados antes das batalhas, enquanto estes davam à ginástica outros valores em termos de preparação militar.

            Veio a se tornar uma modalidade esportiva apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres. Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte.

            As apresentações da ginástica artística são individuais, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.

            Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário