BRASÍLIA, 8 DE JANEIRO
O Ato de 8 de Janeiro agrediu
direito à memória, diz Lilia Schwarcz. Em entrevista ao Poder360, a historiadora
fala sobre relação entre arte e política e detalha expectativas com o governo
Lula. As cenas de vandalismo na Praça dos Três Poderes em 8 de Janeiro de 2023
mostram um atentado contra o direito à memória, segundo a historiadora Lilia
Moritz Schwarcz.
A declaração foi feita em entrevista ao
Poder360 gravada na 5ª feira seguinte às manifestações (12.jan.2023). Schwarcz
destaca a depredação do quadro “As Mulatas” (1962), do artista Di Cavalcanti,
que ficava exposto no Palácio do Planalto, como momento icônico dos protestos: “Significa um ataque muito forte a propriedades materiais, mas também a
propriedades imateriais”, diz.
“A gente fala muito dos traumas individuais, mas é preciso que a gente pense em traumas coletivos”, afirma a historiadora. “E quando um trauma não é tratado, é simplesmente esquecido, ele volta. Então nós temos a obrigação de lidar com o nosso direito à memória”.
Lilia Moritz Schwarcz é professora na Universidade de São Paulo (USP) e doutora em antropologia social pela mesma instituição. Também é professora da Princeton University. Escreveu, entre outros, os livros “Raça e Diversidade” (1996), “As Barbas do Imperador” (1998), “Lima Barreto: Triste Visionário” (2017) e “Enciclopédia Negra: biografias afro-brasileiras” (2021), este último junto com Flávio dos Santos Gomes e Jaime Lauriano.
Lilia também é uma das curadoras da exposição “Brasil Futuro: as formas da democracia”, em exibição no Museu Nacional da República, em Brasília, na Esplanada dos Ministérios – perto dos prédios vandalizados na manifestação de 8 de Janeiro. A mostra chegou a fechar pouco antes do ato da Praça dos Três Poderes e em dias seguintes, por segurança.
ENTREVISTA COM A HISTORIADORA LILIA SCHWARCZ
FORMULÁRIO DE QUESTÕES
Após assistir a entrevista (link acima), clique no link da atividade e você será encaminhado para o formulário online. Confira, responda e reenvie clicando em "enviar":
Nenhum comentário:
Postar um comentário