Professora:
Liliane do
Vale
Disciplina:
Língua
Portuguesa
Gênero textual trabalhado no mês de Julho em Língua
Portuguesa:
Resenha Crítica
Justificativa: No
mês de Junho, o gênero estudado no “Material
de Orientação de Estudos às Famílias da Rede Municipal de
Ensino”,
disponibilizado pela prefeitura, e também na apostila “São Paulo
faz Escola”, foi “Notícia”, gênero encontrado em jornais e em diversas mídias que está muito presente em nosso cotidiano. A Resenha
Crítica
também é um gênero do âmbito jornalístico que contempla a
diversidade cultural e dá espaço àquilo que é relativo ao popular
e à cultura das mídias de massa, incluindo análise de livros,
roteiros de filmes de super-heróis, matérias publicadas em revistas
e sites dirigidos ao público jovem, HQs de ilustradores que estão
iniciando suas carreiras, blogs e vlogs produzidos por adolescentes e
jovens, etc.
Habilidades desenvolvidas de acordo com a BNCC:
(EF06LP01) Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade
absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de
parcialidade/imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos
efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de
forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos
jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto
produtor de textos.
|
(EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos
explícitos e argumentos em
textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância. |
(EF67LP07) Identificar o uso de recursos persuasivos em textos
argumentativos diversos (como
a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido. |
(EF67LP11) Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados,
e textos e vídeos de apresentação
e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos. |
(EF67LP12) Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts
variados e produções e gêneros
próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções. |
(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e
outras manifestações artísticas
(como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos |
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando
procedimentos e
estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário