REVOLUÇÃO INGLESA

 


A Revolução Inglesa é o primeiro dos processos revolucionários que deram origem ao Estado Liberal com a destituição do absolutismo monárquico e a criação de um novo paradigma de organização institucional do Estado: a Monarquia Constitucional (ou Parlamentar) 

REVOLUÇÃO INGLESA – ROTEIRO DE LEITURA

Leia e estude as questões do exercício realizado em sala de aula (abaixo). Depois clique no link e preencha seu formulário. 

REVOLUÇÃO INGLESA – FOLHA DE CORREÇÃO

1.    Por que se diz que na Inglaterra o Rei “reina, mas não governa”?

  •    Por que nas monarquias constitucionais, o chefe de governo é o Primeiro-Ministro, o representante da maioria constituída pelos deputados eleitos nas eleições gerais do país. Por outro lado, o rei é o chefe de Estado, é ele que representa o país no concerto das nações e possui atribuições simbólicas.

2.    Quais conflitos estão na origem da Revolução Inglesa?

  • Conflitos políticos da monarquia com o parlamento (representantes de segmentos da nobreza inglesa) devido ao aumento da cobrança de impostos para suprir as necessidades do Estado e as investidas da realeza para legitimar o poder absoluto por meio da legislação; Disputas econômicas em torno das terras, propriedades e subsídios governamentais ao desenvolvimento das manufaturas e oficinas (bases do capitalismo industrial); Dissidências religiosas crescentes entre católicos, protestantes (puritanos, presbiterianos e anabatistas) e anglicanos.

3.    Qual era a base teórica do poder absoluto defendida pelos Stuart?

  • A teoria do “Direito Divino dos Reis” de Bousset.

4.    O que foi a conspiração da pólvora?

  • Um movimento de setores da sociedade inglesa insatisfeitos com o governo. Esse grupo de rebeldes católicos planejou matar o rei Jaime I. o plano era explodir os barris de pólvora embaixo do parlamento enquanto o rei discursava na tribuna.

5.    Quais ações dos irmãos Jaime I e Carlos I aprofundaram o conflito existente na sociedade inglesa?

  • Eles aumentaram os impostos, tentaram firmar o absolutismo por uma norma legal, perseguiram os opositores e fecharam o parlamento por onze anos.

6.    O que foi, e o que determinava a “Petição de Direitos”?

  • Decreto do parlamento inglês que determinava que o rei não poderia criar impostos, convocar exércitos ou determinar a prisão de pessoas sem autorização do parlamento.

7.    Quais acontecimentos imediatos precipitaram a Revolução Inglesa?

  • Ocorreu uma revolta escocesa em 1640 que obrigou o rei Carlos I a convocar o parlamento para conseguir recursos financeiros. Uma vez reunido, o parlamento tomou uma série de medidas que desagradaram o rei criando um fosso ainda maior entre as duas instituições.

8.    Quais são as 4 (quatro) fases da Revolução Inglesa?

  • Guerra Civil (1642-1648); República de Cromwell (1649-1658); Restauração Monárquica (1660-1668) e Revolução Glorioso (1688-1689)

9.    Quem liderou as tropas do parlamento contra a realeza na guerra civil?

  • O líder puritano Oliver Cromwell.
10. Quem governou a Inglaterra no curto período republicano? Qual a sua principal iniciativa política?
  • Oliver Cromwell. Cromwell decretou o Ato de Navegação determinando que todas as mercadorias que entravam e saiam da Inglaterra deveriam ser transportadas em navios ingleses. Esse ato contribuiu para que o Estado Britânico se transformasse na principal potência naval da Europa.

11. O que foi a “Bill of Rights”? O que mudou na política britânica e na vida dos súditos?

  • A Declaração de Direitos inglesa de 1689. O parlamento limitava os poderes da monarquia. Por outro lado, a restrição dos poderes de Estado amplia a margem de liberdade dos cidadãos.

12. Quais os principais desdobramentos da Revolução Gloriosa que pôs fim ao processo da Revolução Inglesa?

  • O Poder político do Rei, de caráter absoluto antes da Revolução, passa a ser subordinado aos limites da Lei e dividido com o parlamento. O Reino será unificado em 4 (quatro) grandes regiões ou territórios: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte;
  • A marinha britânica se torna a principal força naval da Europa; e do mundo ao longo do século XIX. O lucro acumulado investido no sistema industrial nascente fará da Inglaterra uma potência econômica e lançará as bases do capitalismo industrial;
  • A Inglaterra desfrutará de grande tolerância religiosa com o fortalecimento dos direitos de cidadania (com maior liberdade de expressão política e filosófica) e o respeito à diversidade religiosa;
  • Os ideais do liberalismo inglês inspiraram a Revolução Francesa (1789) e a independência dos EUA (1776). 

FORMULÁRIO DE QUESTÕES

Clicando no link (abaixo) você será encaminhado para o formulário online 4: REVOLUÇÃO INGLESA.  Confira, responda e reenvie clicando em "enviar":

Nenhum comentário:

Postar um comentário