Roteiro de estudos - Matemática - 6º.



Roteiro de estudos de Matemática – Junho/2020

Prof. Luis Henrique Libório

NOTA

Nome:

N.º:

Série:

Data:


NOME DA ATIVIDADE

Roteiro de estudos – SP faz escola.

Atividade 1. Situação de aprendizagem 1.

 

            Durante o início do ano letivo, nos falamos em sala sobre os Sistemas de numeração. Você lembra de algum deles?

            Um sistema de numeração é um conjunto de símbolos e regras que nos permite escrever e ler qualquer número de determinado conjunto. A história da humanidade nos mostra a existência de muitos sistemas de numeração, criados por vários povos: egípcios, babilônicos, chineses, maias, romanos, hindus, entre outros. Essas antigas civilizações viveram há muitos, muitos anos. Veja, no mapa abaixo, a localização de algumas civilizações e o período de maior desenvolvimento delas.

Agora, leia Situação de aprendizagem 1 de sua apostila, e realize os exercícios destacados em atividade 1, 2, 3 e 4.

            Após isto, realize esta atividade.

            1. O número seguinte está escrito em símbolos atuais. Escreva esse número usando o sistema de numeração egípcios.

            a) 1201

            2. O número seguinte está escrito com símbolos atuais. Escreva esse número usando o sistema de numeração babilônico.

            a) 36

           

            3. Os números seguintes estão escritos em símbolos atuais. Escreva esses números usando o sistema de numeração romano. Lembrando das seguintes regras.

            * Os símbolos I, X, C e M podem ser repetidos, no máximo, três vezes.

            * Um símbolo colocado à esquerda de outro símbolo de maior valor indica uma subtração dos respectivos valores. Ex: IV → 5-1 = 4

            * Lembrando que:

            * I só pode ser subtraído de V e X.

            * X só pode ser subtraído de L e C.

            * C só pode ser subtraído de D e M.

            * Os símbolos V, L e D não podem ser subtraídos de nenhum outro.

 

            a) 120 

 

            b) 75        

 

Critérios quantitativos: valor por atividade (1,0)

Critérios qualitativos: (EF06MA01). Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta numérica, para localizar os números.

(EF06MA02). Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

 

Referências: GIOVANNI, Júnior, José Ruy. A conquista da matemática: 6º ano: ensino fundamental : anos finais / José Ruy Giovanni Junior, Benedicto Castrucci. – 4. ed. – São Paulo: FTD, 2018. p. 14 – 18.

Atividade 2. Situação de aprendizagem 2.

            O nosso sistema de numeração nasceu em uma região conhecida como vale do rio Indo, atual Paquistão. Usando grupos de dez, os hindus desenvolveram um sistema de numeração que estabelecida a ideia de posição.

            Nesse sistema, eram usados símbolos diferentes para representar as quantidades de 1 a 9. O símbolo para o zero foi criado pelos hindus no século VI e, inicialmente, era representado por um ponto ou por um pequeno círculo.

            Agora, relembrando os conteúdos aprendidos em sala. Responda as atividades 1 a 8 da situação de aprendizagem 2.

            Para a realização da atividade 5 a imagem abaixo pode ser utilizada para auxiliar.



Critérios quantitativos: valor por atividade (1,0)

Critérios qualitativos: colocar as habilidades avaliadas – (EF06MA01). Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta numérica, para localizar os números.

(EF06MA02). Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

 

Referências: GIOVANNI, Júnior, José Ruy. A conquista da matemática: 6º ano: ensino fundamental : anos finais / José Ruy Giovanni Junior, Benedicto Castrucci. – 4. ed. – São Paulo: FTD, 2018. p. 14 – 18.

KILHIAN, K. Classificação dos números decimais. Disponível em: < https://www.obaricentrodamente.com/2018/12/classificacao-dos-numeros-decimais.html>. Acesso em: 08/06/2020.

 

QUAISQUER DÚVIDAS, NÃO ESQUEÇA DE ME PERGUNTAR!

BONS ESTUDOS!


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