|
Roteiro de estudos de Matemática – Junho/2020 Prof. Luis Henrique Libório |
NOTA |
||
Nome: |
N.º: |
Série: |
Data: |
NOME DA ATIVIDADE
Roteiro de estudos –
SP faz escola.
Atividade 1. Situação
de aprendizagem 1.
Durante o início do ano letivo,
nos falamos em sala sobre os Sistemas de numeração. Você lembra de algum deles?
Um sistema de
numeração é um conjunto de símbolos e regras que nos permite escrever e ler
qualquer número de determinado conjunto. A história da humanidade nos mostra a
existência de muitos sistemas de numeração, criados por vários povos: egípcios,
babilônicos, chineses, maias, romanos, hindus, entre outros. Essas antigas
civilizações viveram há muitos, muitos anos. Veja, no mapa abaixo, a
localização de algumas civilizações e o período de maior desenvolvimento delas.
Agora, leia Situação de aprendizagem 1 de
sua apostila, e realize os exercícios destacados em atividade 1, 2, 3 e 4.
Após isto,
realize esta atividade.
1. O número
seguinte está escrito em símbolos atuais. Escreva esse número usando o sistema
de numeração egípcios.
a) 1201
2. O número
seguinte está escrito com símbolos atuais. Escreva esse número usando o sistema
de numeração babilônico.
a) 36
3. Os números seguintes estão
escritos em símbolos atuais. Escreva esses números usando o sistema de
numeração romano. Lembrando das seguintes regras.
* Os símbolos I, X, C e M podem ser
repetidos, no máximo, três vezes.
* Um símbolo colocado à esquerda de
outro símbolo de maior valor indica uma subtração dos respectivos valores. Ex:
IV → 5-1 = 4
* Lembrando que:
* I só pode ser subtraído de V
e X.
*
X só pode ser subtraído de L e C.
*
C só pode ser subtraído de D e M.
* Os símbolos V, L e D não podem ser subtraídos de nenhum
outro.
a) 120
b) 75
Critérios quantitativos: valor por atividade
(1,0)
Critérios qualitativos: (EF06MA01).
Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta
numérica, para localizar os números.
(EF06MA02).
Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico,
percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função
do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números
naturais e números racionais em sua representação decimal.
Referências:
GIOVANNI, Júnior, José Ruy. A conquista
da matemática: 6º ano: ensino fundamental : anos finais / José Ruy Giovanni
Junior, Benedicto Castrucci. – 4. ed. – São Paulo: FTD, 2018. p. 14 – 18.
Atividade 2. Situação
de aprendizagem 2.
O
nosso sistema de numeração nasceu em uma região conhecida como vale do rio
Indo, atual Paquistão. Usando grupos de dez, os hindus desenvolveram um sistema
de numeração que estabelecida a ideia de posição.
Nesse sistema, eram usados símbolos
diferentes para representar as quantidades de 1 a 9. O símbolo para o zero foi
criado pelos hindus no século VI e, inicialmente, era representado por um ponto
ou por um pequeno círculo.
Agora, relembrando os conteúdos
aprendidos em sala. Responda as atividades 1 a 8 da situação de aprendizagem 2.
Para a realização da atividade 5 a
imagem abaixo pode ser utilizada para auxiliar.
Critérios
quantitativos: valor por atividade (1,0)
Critérios
qualitativos: colocar as habilidades
avaliadas – (EF06MA01). Identificar, comparar, ordenar, números naturais
e números racionais cuja representação decimal é finita, dizendo quais são,
fazendo uso da reta numérica, para localizar os números.
(EF06MA02).
Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico,
percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a
sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função
do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números
naturais e números racionais em sua representação decimal.
Referências:
GIOVANNI, Júnior, José Ruy. A conquista
da matemática: 6º ano: ensino fundamental : anos finais / José Ruy Giovanni
Junior, Benedicto Castrucci. – 4. ed. – São Paulo: FTD, 2018. p. 14 – 18.
KILHIAN,
K. Classificação dos números decimais.
Disponível em: <
https://www.obaricentrodamente.com/2018/12/classificacao-dos-numeros-decimais.html>.
Acesso em: 08/06/2020.
QUAISQUER DÚVIDAS, NÃO ESQUEÇA DE ME PERGUNTAR!
BONS ESTUDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário