Porque aprender a distinguir e a classificar os termos “Sujeito” e “Predicado” de uma oração?
Sujeito e Predicado são os termos essenciais de uma oração e são responsáveis pela forma correta de inserir alguns elementos na escrita formal.
O exemplo máximo do porquê é importante sabermos essa distinção é o uso da VÍRGULA. A regra máxima da vírgula é: nunca podemos separar com vírgula o sujeito do predicado.
Veja os exemplos abaixo:
Todos os dias de prova na escola a tensão domina o ambiente e os alunos ficam eufóricos para fazer os exames e saber os resultados.
1ª Oração: Todos os dias de prova na escola a tensão domina o ambiente.
2ª Oração: Os alunos ficam eufóricos para fazer os exames e saber os resultados.
Esse é um exemplo de uma oração longa que, muitas vezes, as pessoas têm vontade de colocar vírgula por acreditarem que a vírgula marca a pausa na respiração. Mas quando analisamos os seus elementos, vemos que não há lugar para inserirmos uma vírgula nela.
Mais um exemplo:
As crianças têm direito à educação de qualidade
Essa é uma oração simples, porém, dependendo de como ela é dita, podemos querer inserir uma vírgula depois da palavra "crianças", mas se fizermos isso, estaremos separando o sujeito do predicado.
Outro exemplo é a concordância. Muitas vezes o sujeito aparece deslocado na frase e, se não sabemos distingui-lo, acabamos errando a concordância dos termos nas frases.
Veja os exemplos abaixo:
Logo pela manhã aflora na conversa os problemas do trânsito.
Quem aflora na conversa? Os problemas do trânsito. Essa resposta é o sujeito da oração, portanto o verbo precisa concordar com ele. Dessa forma, o correto seria “afloram” na conversa os problemas de trânsito.
Exercícios
*Atenção* Nessa atividade não há formulário on-line. Você deve copiar as perguntas no seu caderno de Português, respondê-las e enviar a foto para a professora via Telegram.
1) Analise o uso das vírgulas e justifique o porquê algumas delas estão empregadas incorretamente nas frases abaixo:
a) O grande escritor cubano José Lezama Lima, escreve uma consideração memorável à respeito da morte do pai.
b) O escritor considera a morte paterna um dos grandes traumas, que podem acontecer a um filho.
c) Quando se está a envelhecer, as nossas sensações, parecem confundir-se em nosso espírito.
2) Faça a concordância verbal de acordo com os sujeitos das frases abaixo.
a) Fundada em 1626, São Nicolau do Piratini, segundo relatos históricos, (Possuir) das mais belas igrejas da região das Missões.
b) O território das Missões Jesuíticas dos Guarani, no Brasil, (Apresentar) paisagens culturais de alto valor patrimonial e ambiental.
c) (Reunir) diversos sítios arqueológicos o Parque Histórico Nacional das Missões, criado em 2009.
d) São Miguel das Missões, uma das reduções jesuíticas do Paraguai, (Formar), juntamente com outras seis, os Sete Povos das Missões
e) (Constituir) patrimônio histórico importante do Rio Grande do Sul as belas ruínas das igrejas construídas pelos jesuítas durante a colonização.
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