Tchoukball 9 anos

 

4º BIMESTRE - TCHOUKBALL

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM CONTEMPLADAS

            Experimentar esportes de invasão.

            Praticar uma ou mais modalidades esportivas usando habilidades técnico-táticas básicas, de forma proficiente, e combinações táticas e sistemas de jogo de forma elementar.

            Compreender a origem e o processo histórico do tchoukball.

            Fruir a experimentação e apreciar o basquetebol, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

            Formular e utilizar estratégias para identificar, analisar e buscar soluções nos desafios técnicos e táticos.

            Diferenciar e reconhecer as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna e recriar suas possibilidades de prática.

            Analisar a forma como as mídias apresentam e influenciam nesses esportes.

            Compreender criticamente a emergência e as transformações históricas do fenômeno esportivo e alguns de seus problemas, bem como levantar hipóteses para sua modificação.

            Experimentar e recriar o tchoukball.

           

Processo Histórico

 Tchoukball (pronuncia-se chuquibol) é um esporte coletivo desenvolvido na década de 1960, nasceu dos pensamentos do Dr. Hermann Brandt , com o objetivo de ser uma ferramenta para trazer felicidade . No decorrer de seu trabalho, este médico de Genebra se deparou com um grande número de atletas que se lesionavam durante a prática esportiva. Ele percebeu, entre outras coisas, que esses traumas se deviam aos movimentos que não eram adaptados à fisiologia humana ou as várias formas de agressividade encontradas em certos esportes. Esta realidade diária aumentou suas preocupações a respeito do valor educativo dos esportes modernos. Portanto, temendo os abusos dos esportes, o Dr. Brandt decidiu criar, por meio do tchoukball, um esporte que permitisse que o indivíduo adquirisse e mantivesse um duradouro equilíbrio físico, mental e social. Destacando-se por sua abordagem puramente educativa, o tchoukball procura tornar possível o sonho do Dr. Brandt, ou seja, que o esporte deva "contribuir para a construção de uma sociedade humana digna".

O Dr. Hermann Brandt constatou que as lesões ou os traumatismos dos atletas eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia do indivíduo e às numerosas formas de agressões presentes em alguns esportes.

Assim,o Dr. Brandt criou um novo jogo, o Tchoukball. Este esporte apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, de Handebol e do futebol. Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superfícies de remissão (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.

Pelo seu caráter lúdico, o Tchoukball é conhecido por incitar cada individuo a praticá-lo independentemente da sua idade, sexo ou capacidade atlética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário