Olá queridas alunas, alunos e toda família. A equipe da E.M. Luiz Jacob fez um vídeo com um recado muito importante para você, que ama as mulheres que fazem parte da sua vida.
O mês de outubro é conhecido como “Outubro Rosa” por lembrar, no mundo todo, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.
Depois do câncer de pele, o câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres do mundo. No Brasil, em 2019, foram mais 60 mil casos, portanto é necessário falarmos sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce dessa doença.
Na maioria dos casos, o câncer de mama pode ser detectado na fase inicial, aumentando, assim, a possibilidade de um tratamento eficaz e as chances de cura.
Os primeiros sintomas dele são: um nódulo nos seios, ou seja, um pequeno caroço fixo e, geralmente, indolor - sendo esse o sintoma mais comum; e também: pele da mama avermelhada, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e a saída espontânea de líquido pelos mamilos.
Portanto, para detectar esses sinais, é importante incluir o autoexame das mamas a sua rotina. Ele deve ser realizado uma vez por mês, a partir da primeira menstruação, e é muito fácil, não doí e nem demora.
Para fazer o autoexame, observe as mamas em frente ao espelho, fique em pé e erga os braços, repare se, com o movimento, aparece alguma alteração de contorno ou superfície. Fique atenta a mudanças de tamanho dos seios, vermelhidão na pele, alterações no mamilo, nódulos aparentes nos seios ou nas axilas, saída de líquido, ou qualquer alteração no aspecto da pele.
Depois de observar é preciso apalpar as mamas. Com o braço direito toque levemente a mama esquerda, fazendo movimentos circulares e apalpando devagar com as pontas dos dedos. Repita o procedimento na mama direita. Se possível, deite-se e repita o toque na mama esquerda e na direita.
O autoexame deve ser feito por todas as mulheres que já menstruaram e mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame Mamografia 1 vez ao ano. Quem tem histórico de câncer de mama na família deve realizar o exame com maior frequência.
Se no autoexame você notar alguma alteração, procure o médico imediatamente. Vamos nos cuidar e cuidar das mulheres das nossas vidas.
Confira nosso vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário