No dia 10 de Novembro de 2011 foi instituído no Brasil "O Dia Nacional da Consciência Negra". Inscrito no calendário oficial pela Lei 12.519/11, ele foi objeto de diversas controvérsias e estabelecido como feriado municipal em diversas cidades brasileiras. Em São José do Rio Preto, acompanhando essa tendência, a data foi instituída como feriado entre os anos 2013 e 2018. Feriado ou não, 20 de Novembro é uma data repleta de significado e adquire novo sentido nesse ano com os eventos que precederam as eleições americanas, por um lado; e o evidente crescimento de candidaturas negras nas eleições nacionais para prefeitos e vereadores no Brasil.
Enfim, 20 de novembro não é uma data para "passar em branco" (me perdoem o trocadilho!) e estamos propondo algumas intervenções e publicações. Dessas publicações, destaco algumas gravações referentes a aulas sobre ABOLIÇÃO e as AS FORMAS MODERNAS DE ESRAVIDÃO que, ainda hoje, penaliza muitos negros no Brasil. Nossa tarefa será manter atualizada essa página de abertura em todos os dias dessa semana aqui em Rio Preto conhecida como SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
Para começar, vou postar hoje, Segunda-feira, 16 de novembro, um dia após as eleições, algumas fotos de HOMENS E MULHERES NEGRAS -ELEITAS - VEREADORES/AS e PREFEITOS/AS na eleição que tivemos ontem em todo o Brasil.
O traço comum às imagens que postarei são, não apenas a a cor, traços físicos e autodeclaração, mas também a plataforma do candidato demarcado pelo compromisso com a causa da negritude. A seleção foi feita pelo canal mídia ninja e não discrimina a condição e/ou orientação sexual, pelo contrário, dá ênfase aos que, além de negros/negras são de minorias, e portanto, duplamente discriminados, como é o caso dos transgêneros e homoafetivos. (Inclui, por minha conta, alguns INDÍGENAS na seleção por que penso que essa discussão sobre a questão racial vai além da negritude, propriamente dita)
Nenhum comentário:
Postar um comentário