A DECLARAÇÃO UNIVERSAL
DOS DIREITOS HUMANOS
Hoje, 10 de dezembro de 2020, comemoramos o 72º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração é o mais importante documento normativo sobre os direitos fundamentais da humanidade inscritos nas constituições dos 184 países circunscritos à Organização das Nações Unidas.
HISTÓRIA
Em 1948, o mundo encerrava um triste ciclo de sua História que se iniciou em 1939 com a Segunda Guerra Mundial, um conflito que havia arrastado 50 milhões de pessoas para a morte, produzido milhares de refugiados e deixado um prejuízo econômico sem precedentes para as nações. Foi nesse contexto que foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de Promover a Paz Mundial e a Justiça entre os Povos. A ONU, movida por esse objetivo, apresentou para a Assembleia Mundial das Nações, em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos que foi assinada e se tornou referência para as constituições dos seus países membros.
EXPOSIÇÃO
Para celebrar esse momento, o Instituto Vladimir Herzog (o nome é uma homenagem ao jornalista brasileiro Vladimir Herzog morto pelas forças de repressão na época da Ditadura militar no Brasil - 1964-1984) em parceria com o Consulado do Canadá no Brasil promovem a partir de hoje uma exposição digital da obra de Otávio Roth. Conheça mais detalhes sobre a exposição no site do jornal NEXO clicando no endereço (abaixo)
Viu só que bacana! Vale a pena conhecer um pouco mais a respeito desse trabalho visitando a exposição virtual do Acervo Otávio Roth. no link (abaixo) você tem acesso a um vídeo da curadora da exposição sobre a história de Roth, sua obra e sua técnica original de produção artística e acesso à exposição. A obra foi construída em língua inglesa mas é possível acessar a tradução clicando e lendo as informações complementares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário