sábado, 21 de novembro de 2020

20 DE NOVEMBRO É TODO DIA

 

20 DE NOVEMBRO É TODO DIA



20 DE NOVEMBRO É TODO DIA

Encerramos ontem, 20 de Novembro de 2020, a 1ª Semana da Consciência Negra da Escola Municipal Luiz Jacob, se não com uma “caneta de ouro” como aquela que Princesa Isabel utilizou em 13 de maio de 1888, ao assinar a Lei 3.533/1888 que extinguiu oficialmente a escravidão no Brasil, pelo menos em grande estilo.

Com mais de 50 (cinquenta) alunos/as de todas as séries do segundo segmento do ensino fundamental (6º ao 9º anos) promovemos uma LIVE com a participação da Professora Célia de Jesus Alves, Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do SUL e das ex-alunas Ana Eliza de Jesus Cerqueira Barreiro, hoje Jornalista formanda pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, e da também ex-aluna Maria Alice Alves Barreiro, hoje estudante do 3º ano de Medicina Veterinária da Unirp/Rio Preto-SP e dos professores Celso (História) e Thamires (Inglês).

O debate com 1h20 de duração teve a participação de mais de 90% dos alunos/as do começo ao fim e teve até poesia declamada. As questões feitas por nossos/as alunos/as, segundo a palestrante “encantaram a tarde desse 20 de novembro” e nos deixaram muito orgulhosos. E nos revelaram algo muito importante que marcará nosso trabalho para sempre: PARA NÓS DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ JACOB - 20 DE NOVEMBRO É TODO DIA!

Para deixar um registro de nossa trajetória publicaremos alguns trechos dos melhores momentos do debate (aqui no blog). 

1.    O SIGNIFICADO DO DIA 20 DE NOVEMBRO E DA LEI 10.639/03

A Prof.ª Ms Célia debateu com a turma a importância do 20 de Novembro e a inclusão de sua celebração nas escolas no contexto da Lei Federal 10.639/03

O SIGNIFICADO DO 20 DE NOVEMBRO E A LEI 10.639/03

2.    DESNATURALIZAR O RACISMO E CONSTRUIR UMA CULTURA ANTIRRACISTA

O primeiro passo na construção de uma cultura escolar antirracista é desnaturalizar o racismo presente em todas as nossas relações

DESNATURALIZAR O RACISMO

3.    ESCOLA CONTRA O RACISMO

É preciso promover uma escola que esteja contra o racismo em todas as suas dimensões e em que todos e todas estejamos comprometidos com a construção de uma sociedade democrática 

UMA ESCOLA CONTRA O RACISMO

4.    A LINGUAGEM DO PRECONCEITO

Existe “cabelo ruim”? Quando as coisas vão mal... é por que a “coisa tá preta”? Essas e outras frases que povoam o imaginário social precisam ser confrontadas em seu “racismo cordial” cotidiano

A LINGUAGEM DO PRECONCEITO

5.    CONSTRANGIMENTO PEDAGÓGICO

Diante da naturalização do racismo na linguagem cotidiana é preciso praticar o “constrangimento pedagógico”. Ou seja, é preciso confrontar essas falas com sua dimensão de racismo sutil para que as pessoas reconheçam e critiquem suas atitudes racistas inconscientes 

CONSTRANGIMENTO PEDAGÓGICO 

6.    REPRESENTATIVIDADE DOS NEGROS/AS NA SOCIEDADE

Outro passo fundamental é possibilitar que as crianças e adolescentes negros/as reconheçam a presença dos negros em todos os espaços e lugares sociais, e não apenas em situações de subalternidade e pobreza

REPRESENTATIVIDADE DO NEGRO NA SOCIEDADE

7.    DERRUBAR OS MUROS DO PRECONCEITO

Essas ações pedagógicas que devolvem a autoestima das crianças e adolescentes negros/as permitem derrubar os muros do preconceito que aprofundam o ódio e a intolerância em nosso país

DERRUBAR MUROS - CONSTRUIR PONTES

8.    RACISMO É CRIME

O racismo é crime e preciso ser combatido e denunciado seja na escola, nas ruas e nas cidades, seja no ciberespaço 

RACISMO NA NET É CRIME

9.    ANTIRRACISMO É UMA ATITUDE

As Jovens universitárias, ex-alunas da Escola Luiz Jacob, dão um depoimento que demonstram a importância de se ter uma atitude antirracista na sociedade

ANTIRRACISMO É UMA ATITUDE

10.    O ABSURDO DA TESE RACISTA

A Professora Thamires chama a tenção dos/as alunos/as para o absurdo de se pensar que, em algum momento da sociedade, ela acreditou na diferença entre as classes como um fato biológico

O ABSURDO DA TESE RACISTA

11.    A PROPOSTA DE ANGELA DAVIS

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. O professor Celso lembra que essa atitude proposta pela escritora e ativista norte-americana Angela Davis é mais necessária do que nunca como vimos nessa atividade do dia da consciência negra

A PROPOSTA DE ANGELA DAVIS

12.    POESIA ANTIRACISTA

O evento se encerrou em grande estilo com a declamação de uma poesia por Maria Alice

POESIA ANTIRRACISTA

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