20 DE NOVEMBRO É TODO DIA
Encerramos ontem, 20 de
Novembro de 2020, a 1ª Semana da Consciência Negra da Escola Municipal Luiz
Jacob, se não com uma “caneta de ouro” como aquela que Princesa Isabel
utilizou em 13 de maio de 1888, ao assinar a Lei 3.533/1888 que extinguiu
oficialmente a escravidão no Brasil, pelo menos em grande estilo.
Com mais de 50 (cinquenta)
alunos/as de todas as séries do segundo segmento do ensino fundamental (6º ao
9º anos) promovemos uma LIVE com a participação da Professora Célia de
Jesus Alves, Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do
SUL e das ex-alunas Ana Eliza de Jesus Cerqueira Barreiro, hoje Jornalista
formanda pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, e da também ex-aluna Maria
Alice Alves Barreiro, hoje estudante do 3º ano de Medicina Veterinária da
Unirp/Rio Preto-SP e dos professores Celso (História) e Thamires (Inglês).
O debate com 1h20 de duração
teve a participação de mais de 90% dos alunos/as do começo ao fim e teve até
poesia declamada. As questões feitas por nossos/as alunos/as, segundo a
palestrante “encantaram a tarde desse 20 de novembro” e nos deixaram muito
orgulhosos. E nos revelaram algo muito importante que marcará nosso trabalho
para sempre: PARA NÓS DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ JACOB - 20 DE NOVEMBRO É TODO
DIA!
Para deixar um registro de
nossa trajetória publicaremos alguns trechos dos melhores momentos do debate
(aqui no blog).
1. O SIGNIFICADO DO DIA 20 DE NOVEMBRO E DA LEI 10.639/03
A Prof.ª Ms Célia debateu com a turma a importância do 20 de Novembro e a inclusão de sua celebração nas escolas no contexto da Lei Federal 10.639/03
O SIGNIFICADO DO 20 DE NOVEMBRO E A LEI 10.639/03
2. DESNATURALIZAR O RACISMO E CONSTRUIR UMA CULTURA ANTIRRACISTA
O primeiro passo na construção de uma cultura escolar antirracista é desnaturalizar o racismo presente em todas as nossas relações
3. ESCOLA CONTRA O RACISMO
É preciso promover uma escola que
esteja contra o racismo em todas as suas dimensões e em que todos e todas
estejamos comprometidos com a construção de uma sociedade democrática
4. A LINGUAGEM DO PRECONCEITO
Existe “cabelo ruim”? Quando as
coisas vão mal... é por que a “coisa tá preta”? Essas e outras frases que
povoam o imaginário social precisam ser confrontadas em seu “racismo cordial”
cotidiano
5. CONSTRANGIMENTO PEDAGÓGICO
Diante da naturalização do
racismo na linguagem cotidiana é preciso praticar o “constrangimento
pedagógico”. Ou seja, é preciso confrontar essas falas com sua dimensão de
racismo sutil para que as pessoas reconheçam e critiquem suas atitudes racistas
inconscientes
6. REPRESENTATIVIDADE DOS
NEGROS/AS NA SOCIEDADE
Outro passo fundamental é
possibilitar que as crianças e adolescentes negros/as reconheçam a presença dos
negros em todos os espaços e lugares sociais, e não apenas em situações de
subalternidade e pobreza
REPRESENTATIVIDADE DO NEGRO NA SOCIEDADE
7. DERRUBAR OS MUROS DO
PRECONCEITO
Essas ações pedagógicas que
devolvem a autoestima das crianças e adolescentes negros/as permitem derrubar
os muros do preconceito que aprofundam o ódio e a intolerância em nosso país
DERRUBAR MUROS - CONSTRUIR PONTES
8. RACISMO É CRIME
O racismo é crime e preciso ser
combatido e denunciado seja na escola, nas ruas e nas cidades, seja no ciberespaço
9. ANTIRRACISMO É UMA ATITUDE
As Jovens universitárias,
ex-alunas da Escola Luiz Jacob, dão um depoimento que demonstram a importância
de se ter uma atitude antirracista na sociedade
10. O ABSURDO DA TESE RACISTA
A Professora Thamires chama a
tenção dos/as alunos/as para o absurdo de se pensar que, em algum momento da
sociedade, ela acreditou na diferença entre as classes como um fato biológico
11. A PROPOSTA DE ANGELA DAVIS
Não basta não ser racista, é
preciso ser antirracista. O professor Celso lembra que essa atitude proposta pela
escritora e ativista norte-americana Angela Davis é mais necessária do que
nunca como vimos nessa atividade do dia da consciência negra
12. POESIA ANTIRACISTA
O evento se encerrou em grande
estilo com a declamação de uma poesia por Maria Alice
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